PORTUGAL RUGBY - Sumário executivo das leis experimentais

MENU

Sumário executivo das leis experimentais

Julho 29, 2021

LEIS EXPERIMENTAIS 
As leis experimentais que seguidamente se descrevem aplicam-se às competições que se iniciam a partir do dia 1 de Agosto de 2021, inclusive.



50:22
Lei Experimental

Se a equipa com posse de bola chuta dentro do seu meio-campo e a bola bater no chão ou noutro jogador antes de sair pelas laterais da área-de-22 adversária, terá direito ao lançamento da bola no alinhamento consequente. Antes do chuto, a bola não poderá ter sido passada ou transportada para dentro do meio-campo defensivo para fazer uso da situação 50:22. A fase de jogo que antecede o chuto terá de se iniciar dentro do meio-campo defensivo.

Principal objetivo

Encorajar a equipa defensora a posicionar jogadores de forma mais recuada no campo e desta forma criar mais espaço de ataque, reduzindo a velocidade da linha defensiva e diminuindo a pressão sobre os atacantes.


Vídeos demonstrativos da aplicação da nova Lei 18.8.a) podem ser vistos no site da World Rugby através do seguinte link: www.world.rugby/the-game/laws/global-law-trials





Pontapé-de-ressalto na linha-de-ensaio
Lei Experimental
Se a bola ficar injogável na área-de-ensaio ou se um jogador atacante fizer um toque-para-a-frente na área-de-ensaio adversária ou se, depois de um chuto atacante para dentro da área-de-ensaio adversária, o defensor fizer um toque-no-chão, o jogo será recomeçado com um pontapé-de-ressalto sobre ou atrás da linha-de-ensaio e executado em qualquer ponto dessa linha tendo a bola que ultrapassar a linha tracejada a 5 metros da linha-de-ensaio.

 

(NOTA FPR:
a) se a saída da bola pelas linhas limites da área-de-ensaio for proveniente de uma tentativa de pontapé-de-ressalto ou penalidade aos postes, o jogo recomeçará com um pontapé-de-22;
b) se a saída da bola pelas linhas limites da área-de-ensaio for proveniente de um pontapé no jogo-em-geral, o jogo recomeçará com um pontapé-de-22 ou uma FO no local onde o pontapé foi executado, à escolha da equipa adversária.)

 

Principal objetivo
Encorajar a variedade no jogo atacante próximo da linha-de-ensaio e aumentar o tempo de bola-em-jogo através da substituição da formação-ordenada por um pontapé-de-ressalto que deve ser executado sem demora. É igualmente criada uma oportunidade para contra-ataques.

 

Vídeos demonstrativos da aplicação das novas leis experimentais (Lei 12 e Lei 21.16) podem ser vistos no site da World Rugby através do seguinte link: www.world.rugby/the-game/laws/global-law-trials





Cunha-voadora
Lei Experimental
Nova definição da Cunha-Voadora para penalizar o agrupamento de três jogadores previamente ligados antes do contacto com o adversário.

 

Principal objetivo
Reduzir o número de situações em que o portador da bola tem vários companheiros de equipa previamente ligados a ele antes de entrar em contacto com um adversário e também para proteger o placador que poderia ser confrontado com a força combinada de três jogadores adversários.

 

Vídeos demonstrativos da aplicação das novas leis experimentais (Definições e Lei 9.22) podem ser vistos no site da World Rugby através do seguinte link: www.world.rugby/the-game/laws/global-law-trials





1 Jogador previamente ligado (“latch”)
Lei Experimental
Reconhecer a possibilidade de apenas um jogador se ligar ao portador da bola antes do contacto com o adversário e que está obrigado a cumprir com todas as exigências aplicáveis ao primeiro jogador no apoio, especialmente a necessidade de ficar em pé.

 

Principal objetivo
Ser mais consistente nas situações em que um jogador está previamente ligado ao portador da bola.

 

Vídeos demonstrativos da aplicação das novas leis experimentais (Definições e Lei 9.22) podem ser vistos no site da World Rugby através do seguinte link: www.world.rugby/the-game/laws/global-law-trials






Afastar o primeiro recuperador de forma insegura
Lei Experimental
Penalizar o afastamento sobre os membros inferiores do primeiro recuperador no pós-placagem.

 

Principal objetivo
Reduzir o risco de lesão do primeiro recuperador no pós-placagem.

 

Vídeos demonstrativos da aplicação das novas leis experimentais (Definições e Lei 9.20) podem ser vistos no site da World Rugby através do seguinte link:www.world.rugby/the-game/laws/global-law-trials





LINGUAGEM INCLUSIVA
Todas as referências feitas neste documento relativas a jogadores, designam, implicitamente, tanto homens como mulheres, não estando explicitado em todos os casos unicamente por simplificação prática.

notícias

DIOGO INÁCIO DESLOCA-SE A PARMA PARA ARBITRAR 6NATION U18 FESTIVAL

2024-03-28

6NATION U18 FESTIVAL

MARIA HEITOR INICIA CAMPANHA NAS 6 NAÇÕES – EDIÇÃO 2024

2024-03-28

Loja oficial

Federação Portuguesa de Rugby