PORTUGAL RUGBY - Os Lobos contra OS Leones

MENU

Os Lobos contra OS Leones

Março 26, 2021

3ª Jornada do Rugby Europe Championship

Este Portugal-Espanha da 3ª jornada do Rugby Europe Championship 2021 é o 31º jogo de Rugby entre as duas nações ibéricas. Os confrontos começaram no dia 13 de Abril de 1935, no Campo das Amoreiras em Lisboa, correspondendo também ao primeiro jogo oficial de uma selecção portuguesa e que foi capitaneada por Francisco Xavier Araújo — o mesmo que ensinou centenas de crianças a patinar no Jardim Zoológico de Lisboa —e que terminou com o resultado final de 6-5 favorável aos espanhóis. O último, o trigésimo, foi disputado em Madrid, a contar para o Rugby Europe Championship 2020 em Fevereiro último, tendo o resultado final de 25-11 favorável aos espanhóis.

 

Mas se, na totalidade dos jogos disputados, a vantagem pertence, com 18 vitórias, 10 derrotas e 2 empates, aos espanhóis, já nos 13 jogos disputados em casa portuguesa os resultados, com 6 vitórias e 1 empate, são bastante mais equilibrados. E este jogo disputa-se no Jamor, no Centro de Alto Rendimento do Rugby — em casa portuguesa, portanto — no próximo sábado, pelas 15 horas e com transmissão directa pela RTP2. Por outro lado e nos últimos cinco jogos disputados entre equipas deste escalão da Rugby Europe, quer os Leones, quer os Lobos, marcaram o mesmo número de ensaios: 10. O que mostra o equilíbrio entre as duas equipas e deixa o aviso de que será no controlo — como acontece por norma nos jogos internacionais — dos pormenores que se encontrará o vencedor. Disciplina incluída.

 

Qualquer das equipas, ambas com duas derrotas e contra os mesmos adversários nas duas primeiras jornadas, pretendem — na vontade mútua que expressam de garantir a presença no Mundial de 2023 — a vitória. O que significa que não haverá facilidades num combate que se prevê duro e durável pelos oitenta minutos do desafio. Porque a equipa que perder ficará mais afastada do pretendido segundo lugar — uma vez que o primeiro lugar deverá, como vem sendo hábito, ser ocupado pela Geórgia — que também apurará directamente para o Mundial.

 

Para este jogo, Patrice Lagisquet seleccionou os seguintes Lobos para representarem Portugal:
1. Geoffrey Moise, 2. Mike Tadjer, 3. Anthony Alves; 4. José Madeira, 5. Eric dos Santos; 6. João Granate, 7. Manuel Picão, 8. Rafael Simões; 9. Samuel Marques, 10. Jerónimo Portela;11. Rodrigo Marta, 12. Tomás Appleton (cap.), 13. José Lima, 14. Raffaele Storti, 15, Nuno Sousa Guedes.


Fazem ainda parte dos 23 convocados:

16. Francisco Fernandes, 17. Loic Bournonville, 18. Diogo Hasse Ferreira, 19. Duarte Torgal,
20. Francisco de Sousa, 21. Théo Entraygues, 22. Jorge Abecasis, 23. Danny Antunes.

 

Embora difícil, a vitória dos Lobos é possível e assentará num exigente e eficaz equilíbrio — que tem sido procurado — entre o bloco de avançados e os três-quartos que já demonstraram capacidades suficientes para levar de vencida as defesas adversárias. Porque, como diz o seleccionador nacional, Patrice Lagisquet, “os jogadores sabem que o nosso jogo de sábado é muito importante para o nosso futuro e devemos ser eficientes nas formações-ordenadas, alinhamentos e mauls.”. Que a sorte que tem faltado esteja, desta vez convosco. Força Lobos!



notícias

Calendário CN: 20 & 21 de Abril

2024-04-17

Época 2023/2024

SIMON MANNIX É O NOVO SELECIONADOR NACIONAL DE RUGBY

2024-04-17

Época 2023/2024

Loja oficial

Federação Portuguesa de Rugby