Esclarecimento World Rugby - Referee Manager de Rugby XVs da World Rugby
Junho 27, 2025
• Referência à Lei: Lei do Ruck – Lei 15
Esclarecimento World Rugby
Esclarecimento: 1-2025
Pedido Esclarecimento
Numa situação de ruck/perigo iminente junto à linha de ensaio, o médio de formação da equipa atacante recolhe a bola e mergulha para a frente, por cima do ruck, numa tentativa de marcar um ensaio. Este gesto é legal ou deve ser sancionado?
Esclarecimento dos Membros Designados do Comité de Rugby
Estas ações são potencialmente perigosas, pelo que um jogador que tente este movimento e entre em contacto com jogadores que se encontram no chão pode ser sancionado, com base numa das seguintes leis, consoante a sua posição em relação à linha de ensaio:
Estamos cientes de que anteriores esclarecimentos, com base na equidade, indicaram que os jogadores podem mergulhar com a bola no ato de marcar um ensaio, e que podem ser placados, desde que isso seja feito com segurança (ver Esclarecimento 2022-3). Contudo, nestas situações específicas no ruck, será difícil mergulhar de forma segura ou ser placado em segurança.
Exemplos de situações que podem ser sancionadas ao portador da bola: https://worldrugby.box.com/v/diveoverruck25-01
Este aspeto do jogo será analisado no âmbito do processo "The Shape of The Game", podendo resultar numa alteração específica à lei.
Nota: Este documento constitui uma tradução para português do esclarecimento emitido pela World Rugby em 23 de junho de 2025 (Clarification 1–2025). Em caso de dúvida ou divergência de interpretação, prevalece a versão original em inglês, também disponível par consulta.
Loja Oficial da Federação Portuguesa de Rugby
Demonstra o teu orgulho pelo rugby nacional. Veste as cores de Portugal dentro e fora do campo e apoia os nossos Lobos com estilo e paixão!
ACOMPANHA AS NOVIDADES DO RUGBY NACIONAL
Inscreve-te na nossa newsletter oficial e recebe em primeira mão notícias, eventos, resultados, promoções exclusivas e muito mais!