Retorno Gradual à Prática Desportiva do Rugby

Julho 27, 2020

A Federação Portuguesa de Rugby, reconhecendo a extrema importância do regresso da prática desportiva do Rugby para todos os praticantes, técnicos e envolvidos neste desporto, tem vindo a fazer várias tentativas de contacto com a Direção Geral de Saúde, sobre uma proposta de retorno. Esta proposta seguiu acompanhada de cronograma, protocolo e um conjunto de documentos desenvolvidos pela FPR e World Rugby, com base, entre outras, nas recomendações da DGS.

Não obtendo respota da Exma. Senhora Diretora Graça Freitras, o que tem vindo a dificuldar a preparação para a próxima época com o cuidado necessário, a Federação Portuguesa de Rugby solicitou o parecer do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Em resposta, o Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto informou a Federação Portuguesa de Rugby da sua expectativa de que a retoma das competições nacionais do escalão séniores, bem como a participação em competições que representem compromissos internacionais de clubes ou seleções nacionais, para as modalidades coletivas, possa decorrer já no próximo mês de Agosto.

Neste sentido irá ser realizada uma atualização da Orientação n.º 030/2020 da DGS, onde estarão expressas as diretrizes para os treinos e competições das modalidades coletivas.

Importa ainda informar que, de acordo com o n.º 1 do artigo 23.º da Resolução de Conselho de Ministros n.º 53-A/2020, de 14 de julho, é atualmente possível a realização de treinos de modalidades desportivas coletivas, desde que cumprindo com as orientações da DGS supracitadas, que permitem a partilha de materiais, desde que sejam respeitadas, entre outras, as medidas de distanciamento físico.



A Direção da Federação Portuguesa de Rugby,

27 de Julho de 2020


share on entry