CF Belenenses reforça a liderança, SL Benfica vence no Porto

Janeiro 18, 2020


Iniciou-se neste sábado a segunda volta do Grupo A (Título) e B (Manutenção) da Divisão de Honra, com a realização na íntegra da 6.ª jornada da competição.

No grupo das equipas que lutam pela conquista do título nacional, destaque para o CF Belenenses, que derrotou o AEIS Técnico, reforçando a liderança. A AEIS Agronomia cimentou a sua posição no “top 4” com uma vitória em Cascais, enquanto o CDUL conseguiu uma importante vitória em Monsanto.

Na prova entre as equipas que lutam pela permanência, no jogo de maior cartaz o Benfica impôs a primeira derrota ao CDUP, enquanto nas outras duas partidas também houve vitórias dos forasteiros: RC Montemor em Arcos de Valdevez e AA Coimbra na Lousã.

No Belém Rugby Park estava em jogo a liderança do Grupo A, com o líder CF Belenenses a receber o vice-líder Técnico. Na primeira volta, nas Olaias, o duelo entre as duas formações tinha sido emotivo, com trocas constantes no comando do marcador, mas desta vez a formação do Restelo foi mais forte nos últimos 40 minutos.

Após uma primeira parte de equilíbrio, com um ensaio para cada lado (7-7), o duelo entre CF Belenenses e AEIS Técnico ficou decidido na segunda parte, período onde a equipa da casa marcou cinco ensaios nos últimos 25 minutos, garantindo um precioso triunfo, por 43-7.

No Campo da Guia houve mais equilíbrio. Num jogo importante na luta pelo quarto lugar, posição que dá acesso às meias-finais, o confronto entre GDS Cascais e AEIS Agronomia nem sempre foi bem jogado, mas valeu pela enorme competitividade e emoção até final.

Na primeira parte, os “agrónomos” aproveitaram uma jogada a toda a largura do terreno para marcar o ensaio que colocava ao intervalo a equipa da Tapada a ganhar por 7-3. No segundo período, uma interceção de Manuel Cardoso Pinto garantiu o segundo ensaio aos “agrónomos” (12-6), mas quase na resposta os cascalenses chegaram ao toque de meta, colocando a diferença num ponto (12-11) para a AEIS Agronomia, resultado que se manteve até final.

No jogo que fechou a 6.ª jornada do Grupo A, o CDUL mostrou que ainda não atirou a toalha ao chão na luta pelo título. Após uma primeira volta aquém das expectativas, os “universitários” tinha um teste muito complicado em Monsanto, mas passaram com distinção.

Frente a um GD Direito que atravessava um bom momento, o CDUL entrou melhor e chegou ao intervalo a vencer, por 10-0. Na segunda parte, os “advogados” reagiram e reduziram a diferença para três pontos (7-10), mas a segunda penalidade dos “universitários” no jogo aumentou a desvantagem do GD Direito, que apenas conseguiu reduzir, não evitando a derrota (10-13).

No Grupo B, a sexta ronda começou com uma difícil, mas importante vitória do RC Montemor em Arcos de Valdevez. A equipa alentejana chegou ao intervalo a vencer, por 7-3, e geriu a vantagem no segundo tempo, assegurando uma vitória (10-6) importante nas contas pela permanência.

Na Lousã, o derby do Centro foi dominado pela AA Académica. No Estádio Rugby José Redondo, os “pretos” confirmaram o favoritismo e conseguiram um triunfo com ponto de bónus frente ao RC Lousã: 52-7.

Finalmente, no Porto, o duelo entre o CDUP e o SL Benfica realizou-se já com iluminação artificial e voltou a ser um confronto de desfecho imprevisível até ao fim. Depois de os portuenses vencerem na primeira volta em Lisboa por apenas um ponto, o duelo entre “verdes” e “encarnados” teve alternâncias no comando do marcador, mas um ensaio benfiquista na bola de jogo colocou um ponto final na invencibilidade do CDUP e garantiu a vitória do Benfica, por 33-29.

No Grupo A (Título), após se concluírem as dez jornadas, os quatro melhores classificados apuram-se para as meias-finais da Divisão de Honra. Quanto ao Grupo B (Despromoção), após as dez rondas, o último classificado será relegado de escalão, enquanto a equipa que terminar na penúltima posição vai defrontar o 2.º classificado do CN I Divisão.

 

GRUPO A (Título)

1.ª jornada

AEIS Técnico-CF Belenenses: 33-30

CDUL-GD Direito: 16-44

AEIS Agronomia-GDS Cascais: 17-11

 

2.ª jornada

GDS Cascais-CDUL: 24-17

GD Direito-AEIS Técnico: 10-15

CF Belenenses-AEIS Agronomia: 29-7

 

3.ª jornada

AEIS Técnico-GDS Cascais: 18-10

CDUL-AEIS Agronomia: 20-14

CF Belenenses-GD Direito: 44-22

 

4.ª jornada

GDS Cascais-GD Direito: 13-41

CDUL-CF Belenenses: 7-42

AEIS Agronomia-AEIS Técnico: 24-23

 

5.ª jornada

AEIS Técnico-CDUL: 28-13

GD Direito-AEIS Agronomia: 35-0

CF Belenenses-GDS Cascais: 38-3

 

6.ª jornada

CF Belenenses-AEIS Técnico: 43-7

GDS Cascais-AEIS Agronomia: 11-12

GD Direito-CDUL: 10-13

 

Classificação

1.º CF Belenenses, 26 pontos

2.º AEIS Técnico, 17 pontos

3.º GD Direito, 17 pontos

4.º AEIS Agronomia, 13 pontos

5.º CDUL, 9 pontos

6.º GDS Cascais, 6 pontos

 

 

GRUPO B (Despromoção)

1.ª jornada

AA Coimbra-RC Lousã, 38-3

RC Montemor-CR Arcos Valdevez, 40-6

SL Benfica-CDUP, 28-29

 

2.ª jornada

CR Arcos Valdevez-SL Benfica: 14-35

RC Lousã-RC Montemor: 5-7

CDUP-AA Coimbra: 13-10

 

3.ª jornada

AA Coimbra-CR Arcos de Valdevez: 24-10

SL Benfica-RC Montemor: 31-6

RC Lousã-CDUP: 10-36

 

4.ª jornada

CR Arcos Valdevez-CDUP: 12-27

SL Benfica-RC Lousã: 60-6

RC Montemor-AA Coimbra: 15-43

 

5.ª jornada

AA Coimbra-SL Benfica: 16-15

RC Lousã-CR Arcos de Valdevez: 21-22

CDUP-RC Montemor: 21-3

 

6.ª jornada

CR Arcos de Valdevez-RC Montemor: 6-10

RC Lousã-AA Coimbra: 7-52

CDUP-SL Benfica: 29-33

 

Classificação

1.º AA Coimbra, 24 pontos

2.º CDUP, 23 pontos

3.º Benfica, 21 pontos

4.º RC Montemor, 13 pontos

6.º CR Arcos Valdevez, 5 pontos

5.º RC Lousã, 2 pontos

share on entry