Coimbra acolhe 1ºEncontro de Desenvolvimento e Formação

Janeiro 15, 2020

O Estádio Municipal de Taveiro acolheu no passado dia 11 de janeiro, o Iº Encontro Desenvolvimento e Formação em que a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e as estruturas regionais debateram vários aspetos do rugby nacional.

 

Pela FPR estiveram presentes os vice-presidentes Ricardo Nunes, Luís Canongia Costa, Francisco Martins e Luís Sarmento, e os técnicos Henrique Rocha e João Moura. Pelo Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC) estiveram presentes o presidente Alcino Silva, os dirigentes António Luzio e Carlos Leite e o técnico Carlos Polónio. Pela Associação de Rugby do Norte (ARN) esteve presente o presidente Eduardo Macedo e os técnicos Tiago Azevedo e João Maria Silva. Pela Associação de Rugby do Sul (ARS) esteve presente o técnico Luís Maria Carvalho.

 

O Encontro decorreu nas instalações do CRRC, que recebeu todos os participantes com grande empenho e qualidade. Este evento, no qual de debateu o tema das Seleções Regionais, dos Sub-14 aos Séniores, foram dados os primeiros passos para se voltar a ter uma verdadeira competição inter-regional em todos os escalões. Em 2019-2020 ficaram já garantidos os Sub-14, 16 e Séniores, perspetivando-se para 2020-2021 o alargamento a Sub-18 e Sub-20, e eventualmente Sub-17.

 

Foi realçada a importância de as academias regionais funcionarem em pleno, de modo a alargar a qualidade do campo de recrutamento.

 

Foram igualmente apresentadas as bases de um programa de apoio aos clubes, procurando consolidar os clubes existentes através da formação de dirigentes e voluntários, do apoio à formulação de planos estratégicos, do fomento da ligação à comunidade, incluindo as escolas e autarquias, e naturalmente do apoio material. Este tema será debatido em maior profundidade no 2º Encontro, que irá decorrer no Jamor, antes do jogo Portugal-Bélgica.

 

Foi também apresentado o ponto de situação da divisão de formação, e dos planos para 2020, tendo sido solicitadas sugestões às regiões.

 

Uma manhã e tarde muito produtivas, concluídas com uma excelente terceira parte, da responsabilidade do CRRC, que fechou com chave de ouro este Iº Encontro Desenvolvimento e Formação.

share on entry