Rugby em destaque no Jornal da Noite da SIC

Outubro 12, 2019

Ontem no Jornal da Noite da SIC falou-se de Rugby, do Campeonato do Mundo e do feito histórico dos Lobos em 2007. 

Recordámos com orgulho o passado e principalmente “sonhámos” o futuro.


Nomeado como "o melhor desporto do mundo" por Rodrigo Guedes de Carvalho e comparado à estratégia de um jogo de Xadrez por Olivier Bonamici, o rugby é o único desporto onde o passe é feito para o lado ou para trás. Um desporto com quase duzentos anos de história que terá tido início num colégio da cidade de Rugby, no Reino Unido. 


Em Portugal, a única participação no Mundial foi em 2007, em França, numa experiência para todos memorável e por todos comentada, num percurso histórico dos nossos "Lobos". 


Ricardo Nunes, vice-presidente da Federação Portuguesa de Rugby foi o representante escolhido para retratar o panorama nacional da modalidade. Após uma notória subida no número de praticantes a seguir ao Mundial de 2007, o número tem vindo a estagnar, tendo atingido o número máximo de 6730 no último ano. Os objectivos são duplicar este valor, tendo em vista a intenção real de reunir as condições necessárias para atingir o Mundial de 2023. 


A litoralização verificada no número de clubes presente no escalão máximo do Rugby português é outra das lutas a travar, com o objectivo de "cada capital de distrito ter pelo menos um clube de Rugby". 


Foi numa alusão ao Rugby de Sevens, onde nos temos vindo a destacar, que terminou uma excelente reportagem sobre o Rugby português.


share on entry