Coimbra e Lousã receberam estágio de arbitragem

Julho 09, 2019


A Escola Superior Agrária de Coimbra, e o Rugby Clube da Lousã receberam neste fim-de-semana o estágio de arbitragem de fim-de-época, que integrou o 1º módulo do grau 2 do Curso de arbitragem. A organização do curso, que contou com a presença de 11 árbitros nacionais, teve apoio da secção de Rugby da AEES Agrária de Coimbra e do RC da Lousã, que acolheram os trabalhos, das Câmaras Municipais de Coimbra e da Lousã, e do Comité Regional de Rugby do Centro, associação que apoia o recrutamento e desenvolvimento de novos árbitros na região através do projeto #EuApito!

A dinamização das atividades desenvolvidas no estágio ficou a cargo de Ferdinando de Sousa, diretor técnico de arbitragem da Federação Portuguesa de Rugby, Nuno Miranda Coelho, formador, e do árbitro internacional Paulo Duarte que tiveram como principal prioridade nas sessões de trabalho o planeamento e desenvolvimento individual de cada árbitro com o objetivo de melhoria individual e, por conseguinte, de todo o grupo.

Foi feita a abordagem da gestão da formação ordenada, do critério na aplicação da Lei da vantagem e do controlo do fora de jogo, tanto em jogo no chão como em jogo aberto. A análise de vídeo foi um recurso utilizado nas sessões de trabalho de forma a estimular uma análise mais ampla e detalhada dos temas, passando inclusivamente à deteção das dificuldades sentidas pelos árbitros e às suas causas, finalizando com dicas para as retificar.

O próximo módulo do curso de arbitragem de grau 2 será realizado no fim-de-semana de 6 a 8 de Setembro, em local ainda por confirmar.

share on entry