Portugal a uma vitória do título no RE U20 Championship

Abril 03, 2019


A Seleção Nacional Sub-20 garantiu a presença no jogo decisivo do Rugby Europe U20 Championship após derrotar, no Estádio Municipal de Taveiro, em Coimbra, a Holanda, por 22-12. No jogo que decidirá o vencedor da prova, onde os portugueses vão defender o título conquistado no ano passado na cidade universitária, Portugal vai defrontar a Espanha, que derrotou a Roménia nesta quarta-feira.

Em Taveiro, e com o vento a seu favor, os lobinhos foram os primeiros a criar a oportunidade de ensaio com um pontapé que levou a oval para perto da área validação Holandesa. Frederico Simões com transformação de Jerónimo Portela inauguraram o marcador (7-0). 

Ambas as equipas registaram bastantes erros durante toda a primeira parte, no entanto, foi Portugal que soube aproveitar da melhor forma as fraquezas do adversário. Após várias oportunidades, a Holanda – Chegou á area de validação portuguesa aos 22 minutos de jogo, mas sem validação do árbitro Joe James devido à não libertação de bola do jogador placado – continuou sem pontuar.   

Aos 27 minutos nova falta holandesa rendeu aos portugueses mais três pontos pontapeados por Jerónimo Portela. 

Na resposta, momento mais complicado para a formação lusa, a Holanda alcançou a linha de ensaio portuguesa, contudo, os erros da congénere portuguesa foram novamente o seu maior inimigo. Logo de seguida, no contra-ataque, Frederico Simões conquistou mais cinco pontos para Portugal e o 15-0 manteve-se até ao intervalo.  

No retorno da pausa, a Seleção Nacional foi mais uma vez a primeira a conseguir pontuar: Após um ruck nos 10 metros, uma jogada consistente dos lobinhos levou Francisco Rosa ao terceiro ensaio da partida.  

Apesar da vantagem antever um possível ponto de bónus para os portugueses, o oponente aumentou o ritmo e fez o seu primeiro ensaio aos 52 minutos, repetindo o feito aos 60’, após um mau passe da equipa das quinas (22-12). 

Portugal beneficiou, já perto do fim do encontro, de uma penalidade, mas a chutar contra o vento Jerónimo Portela não foi certeiro e o marcador registou 22-12 até aos 80 minutos. 

A Seleção Nacional irá agora discutir com a Espanha o jogo decisivo do Rugby Europe U20 Championship, jogo onde precisa de garantir uma vitória para conquistar pela terceira vez consecutiva o triunfo na prova Europeia. 

 

XV de Portugal:1. David Costa; 2. Frederico Simões (5+5); 3. António Cunha; 4. José Roque ©; 5. António Rebelo de Andrade; 6. Manuel Pinto; 7. Manuel Nunes. 8. Manuel Maia (5); 9. Joaquim Felix; 10. Jerónimo Portela (2+2+3); 11. Simão Bento; 12. José do Carmo; 13. Francisco Rosa (5); 14. Martim Otto; 15. Vasco Carvalhais.

Suplentes: 16. Duarte Conde; 17. Rodrigo Bento; 18. João Nobre; 19; Manuel Barros; 20. Sebastião Silva; 21. João Sousa; 22. Pedro Lucas; 23. Tomás Lamboglia; 24. Baltasar Melo; 25. Francisco Salgado.

 

Resultados 

Quarta-feira, 3 de abril

Roménia v Espanha: 18-48

Rússia v Nouvelle Aquitaine (França): 21-36

Portugal v Holanda: 22-12

 

Domingo, 31 de março

Portugal v Nouvelle Aquitaine (França): 27-10

Rússia v Espanha: 12-53

Roménia v Holanda: 8-7

 

Classificação (2ª Jornada)

Espanha – 10 Pts

Portugal – 8 Pts

Nouvelle Aquitaine – 4 pts

Holanda – 4 Pts

Roménia – 1 pts

Rússia – 0 Pts

 

 

share on entry