Portugal vence Nouvelle Aquitaine no RE U20 Championship

Março 31, 2019


A Seleção Nacional Sub-20 venceu neste domingo, no Estádio Municipal de Taveiro, em Coimbra, a Seleção regional francesa Nouvelle Aquitaine por 27-10 e vai defrontar na próxima quarta-feira a Holanda, no segundo jogo do Rugby Europe U20 Championship. 

Os franceses entraram fortes em campo, chegando logo nos primeiros segundos de jogo perto da área de validação lusa, mas Portugal rapidamente se adaptou ao modelo de jogo do adversário e a partida manteve-se tecnicamente equilibrada até aos 15 minutos. Apesar de algumas jogadas precipitadas, os Lobinhos mostraram uma boa capacidade ofensiva, e após uma formação ordenada nos 22 metros, António Cunha inaugurou o marcador. As constantes faltas do oponente, e concretamente a colocação de mãos num ruckaos 22 minutos, deram a Portugal o pontapé de penalidade bem conseguido de Jerónimo Portela que aumentou a diferença no marcador para 8-0.

O resultado manteve-se até à última jogada da primeira parte, altura em que a Nouvelle Aquitaine conseguiu chegar à área de validação portuguesa: 8-5.

A formação lusa retornou um pouco tremida do intervalo mostrando alguma dificuldade em fazer frente à competente primeira-linha francesa, no entanto, após algumas substituições, o segundo ensaio não tardou: Duarte Conde com transformação de Portela conquistaram o 15-5. De volta ao ataque no meio campo francês, uma fantástica jogada portuguesa - Simão Bento e Francisco Rosa fizeram chegar a oval às mãos de Joaquim Felix – garantiu mais um ensaio aos 55 minutos (20-5). 

Aos 65 minutos o adversário luso conseguiu marcar mais cinco pontos e Portugal viu o bónus ofensivo mais difícil de alcançar, contudo, a Seleção Nacional manteve a calma e após cinco minutos a tentar quebrar a linha defensiva francesa na área dos 5 metros, conseguiu pontuar por Manuel Maia. Jerónimo Portela foi bem-sucedido na transformação e alcançou o 27-10, resultado que se manteve até ao final da partida. 

Com o triunfo, Portugal posiciona-se em segundo lugar da tabela classificativa do Rugby Europe U20 Trophy 2019 só superado pela seleção espanhola que venceu a Rússia por 53-12 e lidera a classificação com 5 Pontos. 

A Seleção Nacional Sub-20, terá agora que garantir a vitória frente à Holanda, nesta quarta-feira, às 18h00, no Estádio Municipal de Taveiro, no segundo jogo da prova europeia. 


XV de Portugal: 1. David Costa; 2. Rodrigo Bento; 3. António Cunha (5); 4. Sebastião Silva; 5. António Rebelo de Andrade; 6. Manuel Pinto; 7. João Sousa. 8. Manuel Maia (5); 9. Pedro Lucas; 10. Jerónimo Portela (3+2+2); 11. Baltasar Melo; 12. José do Carmo; 13. Francisco Rosa; 14. Martim Otto; 15. Vasco Carvalhais.

Suplentes: 16. Duarte Conde (5); 17. Frederico Simões; 18. João Nobre; 19; Manuel Barros; 20. José Roque; 21. Joaquim Felix (5); 22. Tomás Lamboglia; 23. Tomás Cabral; 24. Francisco Salgado; 25. Simão Bento. 

 

Resultados do Primeiro dia

Portugal v Nouvelle Aquitaine: 27-10

Rússia v Espanha: 12-53

Roménia v Holanda: 8-7

 

Classificação

Espanha – 5 Pts

Portugal – 4 Pts

Holanda – 4 Pts

Roménia – 1 pts

Rússia – 0 Pts



share on entry