Caldas da Rainha recebe penúltima partida dos Lobos no RE Trophy

Março 22, 2019

 

A Seleção Nacional de rugby vai realizar neste sábado, no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, a partir das 15h00, o quarto e penúltimo jogo no Rugby Europe Trophy 2018-19, numa partida que será transmitida em direto na Sporttv. Após três vitórias, os Lobos terão pela frente a seleção da República Checa, um conjunto que se destaca pela capacidade física. 

Depois de conquistar triunfos convincentes contra a Polónia e Holanda, a Seleção Nacional confirmou a superioridade na prova frente à Suíça, com uma vitória com ponto de bónus ofensivo e sete ensaios marcados, e terá agora pela frente o seu último jogo em “casa”. 

No historial de confrontos entre as duas seleções, incluindo partidas contra a antiga Checoslováquia, a vantagem dos Lobos é absoluta: 11 jogos, 11 vitórias. No lote de jogadores habitualmente utilizado pelos checos, destaque para os avançados Jirí Frank e James Faktor que alinham nos campeonatos secundários francês e Inglês, respetivamente, e ainda o primeira-linha Anthony Kent, pilar do CF Belenenses.

Na presente edição do Rugby Europe Trophy, os Checos contam com três pesadas derrotas perante a Suíça, Lituânia e Polónia tendo oferecido, porém, uma boa réplica à Holanda, e chegam a Portugal para disputar o seu último jogo na competição e tentar garantir a manutenção na prova.

Para esta partida, o Selecionador Nacional, Martim Aguiar, conta com algumas estreias nos 23 – João Lima e Federico Filipe fazem a primeira internacionalização, pela formação lusa neste sábado, caso venham a participar no jogo – e os convocados portugueses voltam a destacar-se pela juventude, com apenas dois atletas com mais do que 25 anos.

Na antevisão da partida, o Selecionador Nacional Martim Aguiar adiantou que Portugal irá abordar o embate com expectativas elevadas: “Queremos ganhar o jogo, impôr o nosso rugby, e temos o objetivo claro de chegar ao playoff de subida de divisão o mais cedo possível”. 

Relativamente ao confronto para o acesso ao Rugby Europe Championship que será jogado com a Alemanha, última classificada do seu grupo, o técnico português tem já ambições de preparação concretas, não querendo, no entanto, “colocar ansiedade nos jogadores relativamente ao playoff”. Sobre o adversário referiu que “a República Checa fez um bom jogo contra a Holanda, tendo sido derrotado apenas na última jogada do encontro, e vem jogar com bastante pressão para pontuar. Temos obviamente que estar atentos a esse pormenor. Vai estar um ótimo tempo, numa cidade que está a fazer uma forte aposta na modalidade, num bom campo e por isso para conseguirmos ganhar é necessário jogar bem” concluiu. João Vasco Côrte-Real, jogador do XV nacional, realçou que a equipa portuguesa está bem preparada: “O nosso objetivo é ganhar o jogo com ponto de bónus ofensivo. O jogador do CDUP adiantou que “a semana de treinos correu bem, tivemos um excelente último treino no Complexo Desportivo do Jamor antes da partida para as Caldas da Rainha”, contudo admitiu que estar à espera de um adversário “tecnicamente difícil”. 

 

XV de Portugal: 

1. João Vasco Côrte-Real; 2. Nuno Mascarenhas; 3. Francisco Bruno; 4. Vasco Baptista; 5. José Rebelo de Andrade; 6. Salvador Vassalo ©; 7. João Granate; 8. José D’Alte; 9. João Belo; 10. Tomás Appleton; 11. António Cortes; 12. Vasco Ribeiro; 13. António Vidinha; 14. Caetano Castelo Branco; 15. Manuel Marta.

Suplentes:16. Filipe Granja; 17. João Moreira; 18. Duarte Torgal; 19. Sebastião Villax; 20. Martim Cardoso; 21. João Lima; 22. Frederico Filipe; 23. José Conde

 

Calendário Rugby Europe Trophy 2018-19:

República Checa x Polónia: 22 - 41 

Lituânia x República Checa: 30 - 10 

Polónia x Lituânia: 33 – 0

Polónia x Holanda: 0-49

Suíça x República Checa: 17 - 5 

Holanda x Suíça: 36 -15 

Portugal x Polónia: 65-5

Holanda x Portugal: 5-18

República Checa x Holanda: 22-24

Suíça x Portugal: 14-48

Portugal x República Checa: 23/03/2019

Polónia x Suíça: 23/03/2019

Lituânia x Portugal: 06/04/2019

Suíça x Lituânia: 13/04/2019

Lituânia x Holanda: 08/06/2019


Foto: Luís Cabelo ©

share on entry