FPR associa-se ao Plano Nacional de Ética no Desporto

Março 22, 2019


A Federação Portuguesa de Rugby, com apoio da AGEAS Seguros, associa-se ao Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) do Instituto Português do Desporto e Juventude, com ações de promoção ao programa integradas em várias atividades no âmbito do Rugby juvenil, tais como convívios, torneios e outras. 

A dinamização da principal premissa do PNED, o Fairplay, será feita através da instituição do Cartão Branco, que tem o objetivo de reconhecer, destacar e recompensar boas atitudes e comportamentos, e iniciar-se-á, neste sábado, dia 23 de março, no Convívio Nacional de apoio à Seleção Nacional #LobinhosaLobos / Ageas, nas Caldas da Rainha. 

Neste evento, uma boa ação praticada por um jogador, treinador, dirigente, árbitro e adeptos, poderá merecer o CARTÃO BRANCO

A FPR acredita nos valores do Fairplay e, por forma a reconhecer, destacar e recompensar as boas atitudes e comportamentos dentro e fora de campo em atividades desportivas associa-se ao Cartão Branco/Fairplay, com certeza de que este será mais um passo importante para que a modalidade seja cada vez mais um desporto de valores, onde a formação dos seus atletas supere a simples competição. 

O comportamento de acordo com o espírito do Fairplay é essencial para o incentivo do sucesso e desenvolvimento do desporto, neste caso, o rugby. As atividades que promovem o Fairplay têm como objetivo favorecer o espírito desportivo, sendo que a boa conduta dos jogadores, agentes desportivos e espetadores é extremamente importante para o incremento do prazer de todos os intervenientes no jogo. 

A definição de Fairplay abrange todas as pessoas ligadas ao desporto e pretende demonstrar conhecimento pelas leis do jogo, motivar a crença de que o jogo pode ser realizado com prazer e de uma forma positiva e realçar importância do comportamento correto dentro e fora de campo em relação ao adversário (tanto pelos jogadores como por outros agentes desportivos, incluído o público) seja qual for o resultado.

Neste sábado, no Convívio de Apoio à Seleção, com apoio do Caldas Rugby Clube, e na restante época desportiva haverá atribuição de Cartões Brancos após observação de uso adequado de comportamentos e de atitudes de bom senso.

 

Os jogadores podem receber um Cartão Branco quando:

- Joguem de acordo com as leis de jogo;

- Nunca discutam com os árbitros;

- Aplaudam o adversário quando formam o corredor.

 

Os treinadores podem receber o Cartão Branco quando:

- Respeitem, em todos os momentos, e de igual modo, os seus atletas e adversários;

- Incentivem os seus jogadores a ajudar os adversários sempre que aqueles necessitem;

- Respeitem as decisões do árbitro – sempre! 

 

Os espetadores/Adeptos serão merecedores da exibição do Cartão Branco quando:

- Aplaudam as duas equipas;

- Reconheçam o esforço do árbitro;

- Apoiem de forma positiva e com fairplay ambas as equipas;  

 





share on entry