Plano Anual de Formação da FPR para 2019

Fevereiro 26, 2019


Pretendendo corresponder às necessidades de formação de todos os agentes desportivos, com vista à melhoria contínua da sua intervenção técnica e pedagógica junto de jogadores e das exigências do jogo, a Federação Portuguesa de Rugby apresenta, à semelhança dos anos anteriores, o Plano de Formação Anual para 2019 

As diretrizes, para 2019, contemplam a formação contínua e inicial de Norte a Sul do País, destinada a Treinadores, Dirigentes, Árbitros, Diretores de Equipa, Staff médico e ainda Direção sendo a novidade a Gestão de Clube.  

Num abrangente plano temático, destacam-se as ações creditadas que visam promover um jogo seguro, proporcionado a todos os envolvidos no jogo as ferramentas necessárias para agir em segurança, tanto no treino como no jogo, nos casos em que existam concussões ou outro tipo de situações que ponham em causa a integridade física dos jogadores.

A integração gradual de algumas formações em momentos de estágio das diferentes seleções nacionais, como é o caso do curso de movimento geral do jogo, sevens, análise de jogo, e os princípios de jogo das seleções nacionais será uma prática pedagógica que continuará a ser explorada, dado o sucesso obtido em 2018.

A organização da formação inicial de agentes desportivos continuará a ser realizada conjuntamente com as atividades de rugby juvenil, integrada no Programa Nacional “Lobinhos a Lobos”, com o objetivo de capacitar todos os intervenientes no rugby dos escalões mais jovens. Ao mesmo tempo e no mesmo local estarão em formação os treinadores, árbitros, diretores de equipa e os técnicos da área médica.

Ao longo do ano a área formativa poderá integrar novos cursos, workshops, congressos ou outros momentos de aprendizagem com conteúdo que seja relevante para a formação dos agentes desportivos da modalidade em Portugal. 


Consulte o Plano de Formação para 2019


share on entry