Lobos conquistam bronze no Uruguai

Janeiro 07, 2019

Portugal conquistou na madrugada deste domingo, após derrotar a Alemanha por 19-5, o terceiro lugar do Punta Sevens, primeiro de dois torneios que constituem o South America Rugby Sevens 2019 que foi disputado em Punta Del Este, no Uruguai. 

 

Na partida inaugural, num jogo bem disputado, os Lobos venceram a seleção canadiana por 26-21 tendo Manuel Marta, David Wallis, Rodrigo Marta e Rafaelle Storti marcado os ensaios da vitória com transformações de Jorge Abecasis. 

Seguiu-se uma derrota frente aos Pumas, forte equipa residente do Circuito Mundial de Sevens, por 47-0, e no último jogo de sábado, um sólido triunfo sobre os Tupis por 42-5, com ensaios de Rafaelle Storti (2), Jorge Abecasis, Rodrigo Marta e Frederico Filipe (2), transformações de Jorge Abecasis (4) e Frederico Filipe. 

 

Com duas vitórias e uma derrota, Portugal posicionou-se como segundo melhor lugar do grupo C e garantiu o apuramento para os Quartos-de-Final do torneio.

Com a segunda posição do seu grupo, os Lobos iniciaram o segundo dia de prova com uma importante vitória sobre a África do Sul nos Quartos-de-final por 17-19, e os ensaios de Rodrigo Marta, Rafaelle Storti e Pedro Silvério com transformações de Jorge Abecasis (2) garantiram a presença lusa na meia-final da competição onde encontram como adversário o Chile. 

Apesar da atitude resiliente e dos ensaios de Manuel Marta e Rafaelle Storti, a equipa portuguesa não conseguiu superar o oponente e a partida terminou com a vitória dos condores por 14-24.

 

Na derradeira luta pelo bronze frente à Alemanha, Portugal entrou forte em campo, e foi o primeiro a pontuar, contudo, viu o seu ensaio anulado. No entanto, e apesar das difíceis condições climatéricas e desvantagem, os jogadores lusos não baixaram os braços e pelas mãos de Rodrigo Freudenthal e Hugo Valente conseguiram reaver a superioridade no marcador. 

Na última jogada do confronto, Jorge Abecasis, considerado um dos melhores jogadores do torneio, marcou mais um excelente ensaio que fixou o resultado em 19-5 e firmou a vitória portuguesa sobre os Germânicos e consequentemente o terceiro lugar português em Punta Del Este. 

 

Os Lobos disputam a segunda etapa do South America Rugby Sevens, integrados no grupo C, onde terão como adversários a Alemanha, o Paraguai e a Rússia, no próximo fim-de-semana, em Viña Del Mar, no Chile. 

 

 

Resultados de Portugal:

Fase de grupos

Portugal x Canadá: 26-21

Portugal x Argentina: 0-47

Portugal x Brasil: 42-5

 

Quartos-de-final Cup

África do Sul x Portugal: 17-19


Meia-final Cup

Chile x Portugal: 24-14


Jogo de apuramento do 3º Lugar

Alemanha x Portugal: 5-19

share on entry