Coimbra recebe duelo entre Portugal e Namíbia

Novembro 23, 2018


 

O Complexo Municipal de Taveiro, em Coimbra, será́ palco no próximo sábado, a partir das 15h00, do Portugal - Namíbia, jogo-teste da Janela de internacionais de Outono. 

O adversário luso, seleção de “Tier 2” qualificada para o Campeonato do Mundo de 2019 no Japão e que se encontra em 23ª posição no Ranking da WorldRugby, apenas uma posição acima de Portugal (24ª Posição), já mediu forças com os Lobos por sete vezes, havendo vantagem para a Seleção da Africa Austral: Cinco vitórias e duas derrotas, registando-se as vitórias lusas em jogos em casa.

O confronto com Portugal será para a equipa treinada pelo galês Phil Davies, o terceiro jogo-teste da janela internacional de Outono, tendo sido derrotada pela Rússia por 47-20 e cedido frente à Espanha por 47-20 no passado fim-de-semana.  

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo, realizada no pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, Carlos Cidade, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, destacou a relevância de receber os Lobos na cidade Coimbra, e Jaime Carvalho, Membro da Comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), agradeceu à Cidade de Coimbra por “sempre ter acarinhado o rugby desde a sua existência em Portugal” e à equipa da Namíbia por ter escolhido Portugal para realizar este jogo. 

O elemento federativo apelou ainda para o apoio à seleção Portuguesa na partida deste sábado e realçou o convívio de rugby juvenil com o mesmo intuito, com presença de variadas equipas de escalões de Sub-8, Sub-10 e Sub-12 durante a manhã de sábado. 

 

Martim Aguiar, Selecionador Nacional, mostrou-se primeiramente satisfeito pelo facto do jogo ser em Coimbra, pelo apoio que a cidade demonstra aos Lobos pois “existe sempre muito público nas bancadas” e, em segundo lugar, revelou o valor de “voltar aos jogos da janela internacional de Novembro, principalmente com equipas do nível da Namíbia”. O técnico afirmou que “irá ser um teste muito difícil amanhã, mas que será ótimo para a nossa jovem equipa e seleção nacional habituar-se a voltar a ter jogos de grande qualidade". 

 

Phil Davies, treinador principal da equipa adversária de Portugal, agradecendo a hospitalidade Portuguesa, confessou que “tem sido um longo ano para a equipa da Namíbia, foram quatro anos de percurso de apuramento para o Rugby World Cup de 2019, objetivo cumprido em Agosto deste ano”. “Tivemos algumas prestações menos boas nos últimos tempos, mas esperamos conseguir acabar a tour Europeia de Outono com uma vitória, no entanto, Portugal é uma excelente equipa e será com certeza um jogo difícil”.

   

O encontro terá transmissão em direto na SportTV e a entrada é gratuita. 

 

 XV de Portugal:

1- José Lupi; 2 – Nuno Mascarenhas; 3 – Diogo HasseFerreira; 4 – Rui D’Orey; 5 – Salvador Vassalo ©; 6 – David Wallis; 7 – SebastiãoVillax; 8 – Francisco Sousa; 9 – Francisco Vieira; 10 – Nuno Sousa Guedes; 11 – Pedro Silvério; 12 – António Vidinha; 13 – Rodrigo Freudenthal; 14 – Fábio Conceição; 15 – Manuel Marta.

Suplentes:

16 – João Bernardo Melo; 17 – João Vasco Corte Real; 18 – Francisco Bruno; 19 – Manuel Picão; 20 – José Roque; 21 – João Belo; 22 – Frederico Caetano; 23 – Pedro Cordeiro.


 

share on entry