Portugal joga em Bucareste o World Rugby U20 Trophy

Agosto 24, 2018


 

A Seleção Nacional Sub-20 rumou nesta quinta-feira a Bucareste, na Roménia, onde irá disputar o World Rugby U20 Trophy 2018. 

Sob comando de Luís Pissarra e António Aguilar a equipa portuguesa conquistou a presença na competição mundial após vencer o Rugby Europe U20 Championship, realizado no passado mês de Abril em Coimbra. 

 

Portugal participa pelo segundo ano consecutivo nesta prova da World Rugby, tendo o ano passado chegado pela primeira vez a uma final, onde foi derrotado pela seleção japonesa, num jogo terminado aos 67 minutos devido às difíceis condições climatéricas que se fizeram sentir no último dia do torneio realizado em Montevideu, no Uruguai. 

 

Com oito países a disputar o título: Portugal, Samoa, Namíbia, Roménia, Hong-Kong, Uruguai, ilhas Fiji e Canadá, o vencedor do World Rugby U20 Trophy garantirá o direito a participar, no próximo ano, no World Rugby U20 Championship, a principal competição de seleções do escalão. 

Luís Pissarra, Selecionador Nacional, acredita que este ano a equipa portuguesa não será desvalorizada e que o objetivo “é o mesmo do ano passado”, estabelecendo a meta de chegar à fase final nos quatro primeiros, e depois “viver jogo a jogo”.

 

Numa análise aos 26 jogadores eleitos para representar Portugal, o técnico nacional refere que “a grande força da formação portuguesa é a união, não só a união entre jogadores, mas também com a equipa técnica”, e adianta que será esse facto que “nos vai trazer uma grande determinação para uma competição de quase três semanas”. “Este grupo é um grupo muito rápido com jogadores muito explosivos, tanto no ataque como na defesa, são muito agressivos na ofensiva e são muito rápidos na subida”. Concluindo que o segredo para o sucesso será “o espírito que temos em campo”.

 

Sobre o grupo onde Seleção Nacional se encontra, Luís Pissarra adiantou que será “muito mais difícil que o do ano passado, porque todas as equipas já ganharam a competição”, referindo a importância do primeiro adversário português no torneio, o Canadá: “É uma equipa muito física, com jogadores muito grandes, onde é possível que tenhamos algumas dificuldades”. Adiantou ainda que a Seleção do Uruguai será a mais difícil do grupo, mas que “qualquer uma delas tem hipóteses de vencer a prova”. 

 

Integrados no Grupo B, os lobinhos estrear-se-ão na competição na próxima terça-feira, dia 28 de Agosto frente ao Canadá, a partir das 15h00 (hora Portuguesa), no Estádio National Arcul de Triumf. 

 

O XV português conta com 14 avançados e 12 três-quartos, oito dos quais integraram a equipa do ano passado, e far-se-á acompanhar pelo Selecionador Luís Pissarra, o treinador António Aguilar, o fisioterapeuta Paulo Vital, o analista de vídeo José Paixão, o médico António Ferreira e a diretora de equipa Verónica Domingues. 

Pedro Vieira na primeira semana, e Jaime Carvalho, no restante tempo de torneio, serão os elementos da comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Rugby que também farão parte da comitiva. 

 

 

Calendário de jogos de Portugal

Portugal x Canadá: Terça-feira, às 15h00

Portugal x Fiji: 1 de Setembro, às 17h00

Portugal x Uruguai: 5 de Setembro, às 15h00

 

 

Todos os jogos do World Rugby U20 Trophy poderão ser assistidos em direto em https://www.worldrugby.org/tournament/1870


Consulte a Convocatória Nacional N.º 12 - Seleção Nacional Sub-20 AQUI

share on entry