Coimbra recebe o Rugby Europe U20 Championship

Abril 06, 2018



A cidade de Coimbra será palco, a partir deste domingo, do Rugby Europe U20 Championship 2018, campeonato europeu de Seleções Sub-20 que será disputado entre 8 e 15 de Abril. O torneio contará com as participações de Portugal, vencedor da edição de 2017 disputada na Roménia, Espanha, Rússia, Roménia, Ucrânia, Holanda, Polónia e de uma Seleção Regional Norte/Centro, que substitui na prova a Alemanha. A Federação Portuguesa de Rugby contará na organização do evento com o apoio do Comité Regional do Centro, da Câmara Municipal de Coimbra, da Câmara Municipal de Anadia, do Turismo Centro de Portugal e do Instituto Português do Desporto e Juventude. Os jogos serão disputados no Estádio Municipal de Taveiro e Estádio Universitário de Coimbra.

Na apresentação da competição, Jorge Alves, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, começou por referir que para o “município esta é uma oportunidade de promover a modalidade e captar os jovens para estarem presentes, e serem motivados para a prática da modalidade num desporto que exige respeito pelo adversário, e ajuda a moldar e formar o carater”. Lembrando que a Coimbra é “uma cidade com tradição no rugby”, o autarca salientou que para o município é “muito importante estabelecer estas parcerias com as federações nacionais e regionais”, mostrando “que Coimbra desportivamente está presente”. “Queremos estar ativos e no mapa das competições para deixar uma imagem de excelência da cidade, tornando-a apetecível nas diversas áreas”, acrescentou.

Do lado do Comité Regional de Rugby do Centro, Alcino Silva agradeceu “ao município de Coimbra pelo apoio ao desenvolvimento do rugby na cidade e no concelho. Desde a primeira hora que a Câmara Municipal de Coimbra tem vindo a abarcar todos os projetos propostos pela Federação.” O líder da Associação Regional deixou ainda um apelo à população de Coimbra: “Esperamos ter o estádio cheio, sempre que jogue Portugal. O palco principal será o Estádio Municipal de Taveiro, que tem ótimas condições, o que vai propiciar jogos de grande qualidade. Esperamos que seja uma festa do rugby e da juventude. O nosso interesse, enquanto Federação e Associação Regional, é promover comportamentos saudáveis e eticamente positivos. Que este torneio seja um exemplo de bons hábitos, costumes e tradições do que é Coimbra.”

Satisfeito por Portugal organizar a competição, o Presidente da Federação Portuguesa, Luís Cassiano Neves, lembrou que em 2017 Coimbra “recebeu um evento semelhante, no escalão de Sub-19, que deixou excelentes memórias”, pelo que “a oportunidade de voltar a Coimbra, com um evento desta magnitude, é algo que deixa a Federação Portuguesa de Rugby bastante satisfeita”. “Contamos com o importantíssimo e excelente apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Câmara Municipal de Anadia, bem como o imprescindível contributo do Comité Regional de Rugby do Centro e dos clubes da cidade. Sem todas estas instituições, este projeto não seria possível.”

Referindo que com a organização do Rugby Europe U20 Championship na Região Centro a Federação Portuguesa de Rugby pretende que “o rugby chegue a todas as regiões do país, fugindo à centralização que se assiste em torno da região de Lisboa”, o líder federativo lembra que “o rugby em Coimbra tem pergaminhos e historial”. Por esse motivo, “como forma de homenagear os muitos homens e mulheres que fazem a rica história do rugby de Coimbra, faz todo o sentido ter o torneio nesta cidade”.


Quartos-de-final

Roménia x Holanda: Domingo, às 12H00, no Estádio Universitário de Coimbra

Rússia x Polónia: Domingo, às 14H00, no Estádio Municipal de Taveiro   

Espanha x Ucrânia: Domingo, às 16H00, no Estádio Universitário de Coimbra

Portugal x Portugal Norte/Centro: Domingo, às 18H00, no Estádio Municipal de Taveiro

share on entry