1º Encontro de Grupos-Equipa da Região Oeste

Fevereiro 02, 2018



A Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, recebeu o 1º Encontro de Grupos-Equipa do Desporto Escolar da Região Oeste, que contou com a presença da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Externato João Alberto Faria (Arruda dos Vinhos) e da Escola E.B. 2, 3 de Marinhais (Marinhais).
Esta atividade enquadrou-se no programa do Desporto Escolar que pretende contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar, promover a inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral dos jovens em idade escolar, através da prática de atividades físicas e desportivas. Os Grupos-Equipa de Rugby pretendem ser "clubes" dentro das escolas, dinamizados por um ou mais professores podendo participar em competições organizadas pelo Desporto Escolar com apoio da Federação Portuguesa de Rugby (FPR).

As escolas têm um papel fundamental no desenvolvimento do Rugby enquanto modalidade escolar sendo também importante o apoio dos clubes para que a modalidade continue a ser uma opção de interesse dos alunos.

Paralelamente à competição regular, foi promovida uma clinica de iniciação à placagem com o objetivo de abordar de forma pedagógica, segura e gradual a técnica individual de todos os alunos presentes no encontro.

Afonso Nogueira, do Departamento de Desenvolvimento e Formação FPR, as escolas integradas nos Grupos-Equipa da Região Oeste têm realizado “um trabalho essencial no desenvolvimento do rugby e são impulsionadoras do sucesso dos clubes da região”. "A FPR tem vindo a acompanhar de perto estas jornadas de rugby escolar dando apoio em questões técnicas e de aprendizagem do rugby", acrescenta.






share on entry